A IMAGEM ACIMA MOSTRA UM MENINO FEITO DE MADEIRA "PINÓQUIO" E TODA VEZ QUE ELE CONTAVA UMA MENTIRA SEU NARIZ CRESCIA... ELE APRENDEU QUE A VERDADE É IMPORTANTE, E QUE SER VERDADEIRO NOS TORNA HUMANOS.
COMO É GOSTOSO LER UM LIVRO! PARAR E VIAJAR NAS HISTÓRIAS QUE NOS CONTAM EM LIVROS. GRAÇAS A GRANDES AUTORES HOJE NOSSAS CRIANÇAS PODEM APRECIAR BELAS HISTÓRIAS. QUE NOSSA EDUCAÇÃO POSSA FORTALECER A LEITURA, E NOSSAS CRIANÇAS POSSAM SEMPRE VIAJAR NESTE MARAVILHOSO MUNDO DA FANTASIA.
A data é comemorada em mais de 60 países e é uma tentativa de despertar nas crianças o interesse pela literatura. A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), com a função de educar moralmente as crianças.
Fonte: Guia dos Curiosos
Livro infantil é a obra escrita, ilustradas ou não, lida e apreciada pelas crianças. Geralmente, as histórias desses livros são inspiradas nas lendas e tradições do folclore dos povos, como os clássicos da literatura mundial, mas há também livros apenas ilustrados, sem texto. Esses livros podem ter, ainda, caráter didático ou apenas lúdico. Cada escritor deixou sua marca na literatura infantil.
Esopo ficou célebre na Grécia em razão de suas fábulas: A cigarra e a formiga, a tartaruga e a lebre, a raposa e as uvas etc. Jean de La Fontaine, autor francês, reescreveu as fábulas de Esopo e o lobo e o cordeiro, o leão e o rato etc. O francês Charles Perrault também escreveu contos inesquecíveis: O gato de botas, a bela adormecida, o pequeno polegar.Os contos dos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm fascinam o mundo infantil até hoje.
Os mais famosos são:
Branca de Neve e os sete anões
Chapeuzinho Vermelho
João e Maria
Rapunzel
O dia 2 de abril é festejado em mais de sessenta países, em razão do nascimento, em 1805, do poeta e novelista Hans Christian Andersen, na Dinamarca. Cabe a ele o honroso título de "criador da literatura infantil internacional". Ao acrescentar o elemento lúdico às suas histórias, como bichos e objetos falantes, ele mudou o rumo da literatura infantil.
Embora fosse de origem pobre, isso não constituiu uma barreira para que se tornasse o mais conhecido escritor dinamarquês, com livros que até hoje encantam as crianças do mundo inteiro.
Sua vida literária começou com sua primeira poesia: O Menino Moribundo.
Depois sua obra se estendeu aos clássicos infantis, consagrados em todo o mundo, como:
A vendedora de fósforos
A pequena sereia
A roupa nova do rei
O patinho feio
O saldadinho de chumbo
O rouxinol
Há escritores brasileiros que contribuíram muito para a literatura infantil, como Monteiro Lobato e Vicente Guimarães.
O primeiro, nascido em 1882, criou a famosa boneca Emília e contou suas aventuras nas obras Reinações de Narizinho, Viagem ao céu, O saci, Caçadas de Pedrinho, Serões de dona Benta, O pica-pau amarelo etc. cheias da riqueza de nossas lendas e do nosso folclore. Pela importância de sua obra, o Brasil adotou a data de seu nascimento - 18 de abril - para festejar nacionalmente o livro infantil: (ver p.159).
O segundo autor era tio de Guimarães Rosa; adotou a linha "cristã e otimista", confirmando no Brasil inteiro o apreço e carinho por sua obra. É dele o livro Vovô Felício, que identifica seu propósito de tratar cada criança como "seu próprio netinho".
Existem não menos famosos escritores brasileiros como: Maria Clara Machado, cujos textos são lidos e encenados nos palcos dos teatros pelas crianças - o mais conhecido, sem dúvida, é Pluft, o fantasminha -, Maria José Dupré, Francisco Marins, os poetas Manuel Bandeira, Henriqueta Lisboa, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes, Orígenes Lessa, Tatiana Belinky, Lygia Bojunga Nunes (Angélica, A bolsa amarela, O sofá estampado), Ziraldo (O menino maluquinho, Rolim), Ruth Rocha (Marcelo, marmelo, martelo, Faca sem ponta, galinha sem pé) Ana Maria Machado (O tesouro da raposa, Mico Maneco), Sylvia Orthof (Maria-vai-com-as-outras, Pomba Colomba), Pedro Bandeira (A droga da obediência, o fantástico mundo de feiurinha), entre outros.
Fonte: www.paulinas.org.br
7 DE ABRIL
Dia Mundial da Saúde
VAMOS CUIDAR DO NOSSO CORAÇÃO VAMOS CUIDAR DA NOSSA SAÚDE! O QUE SERIA DE CADA UM DE NÓS SEM SAÚDE? VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR?
Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também!
Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde. E nada como uma boa brincadeira, um brinquedo novo, um passeio em um dia de sol ou qualquer outra coisa que nos façam sentir bem, felizes e satisfeitos!
Você sabe o que é o Ministério da Saúde?
O Ministério da Saúde foi instituído em 1953. É um órgão do Governo responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. Deve oferecer confições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzir as enfermidades, controlar doenças e melhorar a vigilância à saúde, dando assim mais qualidade de vida aos brasileiros.
Veja alguns Especiais relacionados:
•Higiene bucal
•Higiene
•Alimentação Saudável
•Esqueletos e Músculos
•Sistema Digestório
•Sistema Respiratório
•Audição e Visão
FONTE: http://www.smartkids.com.br/
Dia nacional da atividade física
NADA MELHOR DO QUE FAZER ATIVIDADE FÍSICA, É UMA DELÍCIA SE EXERCITAR!
NÃO DEVEMOS DEIXAR DE LADO ALGO TÃO IMPORTANTE À NOSSA SAÚDE.
AINDA ESTÁ EM TEMPO LEVANTE DA CADEIRA OU DO SOFÁ, DEIXE A TELEVISÃO DE LADO E SAIA... VAMOS NOS EXERCITAR??
O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado no dia 5 de abril e foi criado em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visando alertar as pessoas sobre os malefícios do sedentarismo. Atividade física é toda atividade corporal que é produzida pela contração muscular e que aumenta o gasto energético de forma substancial (United States Department of Health and Human Services, 1996). Temos como exemplo, tarefas da vida diária, como lavar roupa, andar até o trabalho, subir escadas, entre muitas outras.
Especialistas ressaltam a importância de 30 minutos de atividade física todos os dias para a manutenção da saúde. Recentemente, a Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Ciências do Esporte divulgaram os novos parâmetros sobre a atividade física. De acordo com as entidades, um adulto saudável deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica moderada por dia, entre cinco e sete vezes por semana. No estudo podem ser consideradas as atividades moderadas, tais como as corridas e caminhadas com ritmo.
O que a ciência afirma é que quando o assunto é saúde a assiduidade da prática de exercícios é fundamental e até mais importante que a intensidade. A notícia é boa para quem quer deixar de lado o sedentarismo - que alcança hoje 70% população mundial, de acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e aumenta os riscos para doenças como obesidade, Diabetes Tipo II e cardiopatias. "Meia hora diária de exercícios acelera o metabolismo, melhora o condicionamento físico, o tônus muscular e oxigena o cérebro",valida Keli Alencar, professora de educação física.
Nesse contexto, as academias que utilizam circuitos de meia hora são uma boa opção,
especialmente para quem decidiu mudar de estilo de vida. O chamado modelo express vence a eterna desculpa da falta de tempo e, embora as aulas sejam reduzidas, os benefícios são reais. Na Contours, por exemplo, os circuitos mesclam exercícios aeróbicos e localizados, atuando no fortalecimento do sistema cardiorrespiratório e na perda de até 600 calorias por sessão. A rede já possui 56 unidades no País e antecipa faturamento de R$ 23 milhões para este ano. "A equação responsável pelo sucesso é o tempo de duração das aulas, a atenção individualizada, a alteração semanal dos circuitos e a percepção dos resultados", comenta Juliana Brescianini, franqueada da Contours em Brasília.
Para quem ainda não reuniu força de vontade suficiente para colocar o corpo em movimento, o cardiologista Anderson Rodrigues ressalta: "o sedentarismo é o grande vilão da aterosclerose, aumenta em até oito vezes o risco cardiovascular". De trinta em trinta minutos, é possível ganhar longevidade e qualidade de vida.
Fonte: http://www.planetacorpo.net/
Dia do Jornalismo
HOJE AS NOTÍCIAS CHEGAM ATÉ NÓS POR CAUSA DESTES ESPECIALISTAS QUE TRABALHAM DENTRO DOS MEIOS DE COMUNIÇÃO, SABEMOS O QUE ACONTECE NO MUNDO E SOBRE TUDO O QUE ESTÁ A NOSSA VOLTA, ESTE PROFISSIONAL TRABALHA MUITO PARA QUE VOCÊ FIQUE ATUALIZADO E SE SINTA UM CIDADÃO - ALGUÉM REALMENTE INSERIDO NA SOCIEDADE-.
Comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana. Mas, a origem do jornal se deu na Europa por meio dos ingleses, franceses, alemães e, mais tardiamente, o jornal chegou aos Estados Unidos e na América. O Jornal possui a responsabilidade de instigar seus leitores a pensar, a estimular seu senso crítico e a debater temas de interesse da sociedade. Hoje, ser Jornalista é ser um profissional da Informação. Sua função é coletar informações que sejam de interesse público e divulgá-las para a sociedade.
Entre as especialidades da profissão, um jornalista pode ser: arquivista pesquisador, assessor de imprensa, diretor de redação, editor, jornalista, produtor de texto, repórter de televisão ou rádio, revisor, repórter fotográfico. São esses profissionais que recolhem, apuram, selecionam, redigem, difundem idéias e as registram através de imagens e de sons. Eles ainda são responsáveis por interpretar e organizar as informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos.
A divulgação dessas informações pode ser feita através de jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. O trabalho de todo profissional da informação deve ser orientado no sentido de garantir o direito à informação qualificada, ética, democrática e cidadã para toda a população.
8 DE ABRIL
Dia Mundial Combate ao Câncer
ALIMENTE-SE BEM, PRATIQUE EXERCÍCIOS, NÃO FUME, EVITE INGERIR BEBIDA ALCÓOLICA, FAÇA EXAMES PREVENTIVOS ESTA SÃO MANEIRAS DE EVITAR O CANCÊR.
O Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que é o acúmulo de células cancerosas. Já o tumor benigno é apenas uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente representa um risco de morte.
Existem diferentes tipos de câncer devido aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma, se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes.
A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os "hábitos" e o "estilo de vida" adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer. Como exemplo temos o tabagismo, o alcoolismo, os hábitos alimentares, hábitos sexuais, medicamentos, fatores ocupacionais entre outros. São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel na oncogênese. Determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer: a leucemia linfocítica é rara em orientais, e o sarcoma de Ewing é muito raro em negros.
Os tipos de câncer mais comuns no país são os de pele, pulmão, mama, estômago, colo uterino e próstata. O câncer de pele é o tipo que possui maior incidência.O tratamento de câncer pode ser feito através de cirurgia, da radioterapia, da quimioterapia e do transplante de medula óssea, em muitos casos essas modalidades devem ser combinadas. Esse dia foi criado para ampliar o conhecimento popular sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.
Nas duas últimas décadas, aumentou o risco de uma pessoa adquirir câncer. Esta taxa de risco em 1979 era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens e em 1999 alcançou o patamar de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens como foi identificado pelo Instituto Nacional de Câncer. E para prevenir o Câncer o Inca aconselha a população a parar de fumar, possuir uma dieta alimentar saudável, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar a exposição prolongada ao sol e usar filtro protetor solar fator 15 ou superior, as mulheres devem sempre realizar o exame das mamas mensal, a mulher deve submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo de útero (Papanicolau), os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o câncer da Próstata avaliado e receber as devidas orientações.
Dia Correio
O ato de trocar informações por meio da escrita data de muitos séculos, intercambiando recados e principalmente cartas para longas distância. Para marcar as comemorações da prática, o 8 de abril foi escolhido como o Dia do Correio. E em 1931 foi instituída a atividade postal regular no Brasil com a criação dos Correios-Mores do Brasil. Antes, em 1929, já havia sido elaborado o Código Postal Universal que viria a legislar e apresentar soluções para os problemas postais modernos, o que deu início a uma nova era na história dos Correios. Em 1931, foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos
Crys Lira - Facilitadora da JMR atuando na Escola Municipal Dona Geni da Costa Afonso.